Centro de Convivência e Profissionalização para Pessoas com Deficiências

O Centro de Convivência e Profissionalização para Pessoas com Deficiências (CCeP) funciona de segunda a sexta, de 8h30 às 16:30h e atende hoje jovens e adultos com deficiência, a partir da idade de 14 anos. Nosso foco são as seguintes atividades laborativas: padaria, tecelagem, jardinagem e arte com: música, dança, teatro, fotografia e arte terapia.

A intenção das atividades laborativas é potencializar as capacidades produtivas e criativas de jovens e adultos com deficiências, para auxiliar no seu desenvolvimento contínuo e lhes proporcionar um ambiente de trabalho assistido, ação incomum em nossa sociedade.

Além disso, contamos com as oficinas de dança, teatro, música, fotografia, arte terapia e conhecimento de mundo (conteúdo, pedagogia); com a finalidade de se desenvolver aspectos como a criatividade, consciência corporal, coordenação motora, que auxiliam na evolução do assistido, potencializando-o no trabalho.

Com isto conseguimos acumular momentos produtivos e artísticos, desenvolvimento de atividades terapêuticas, descontração, alegria e interatividade.

Sobre as atividades:

Acolhimento: Hora de dar bom dia! Momento de troca, conversas, interação. Contar sobre o dia anterior, novidades, bater papo livremente. Acontece no galpão!

O fim deste momento é marcado com a orientação temporal (qual dia da semana/dia do mês/ mês/ ano/ cor do dia/ planeta do dia). Cada dia, 1 participante tem a oportunidade de responder, seguimos a ordem alfabética.  Após, de pé, juntos, e em harmonia, fazemos o verso da manhã.

Despertar: Pequenos exercícios para acordar o corpo. Alongamentos, relaxamento, jogos corporais.

Jardinagem: Hora de molhar as plantas, pode-se sentir o cheiro da terra, das plantas, conversar brevemente sobre propriedades das plantas, curiosidades.

Tecelagem: Produzimos principalmente tapetes e cachecol. Cada participante tem seu trabalho (os teares estão nomeados) e construímos com eles como será o projeto. É importante prezar pela beleza e harmonia. Nossa intenção principal é venda desses produtos, mas é sabido que em alguns casos, isso não será possível.

Plantio: A intenção é ampliar o contato com o reino vegetal, aproximar de suas belezas e o bem estar que isso traz para o ser humano. Pode-se conversar sobre características das plantas, acompanhar seu desenvolvimento, trabalhar os aspectos sensoriais que o plantar possibilita. Toda a vivência é compilada em um Diário de Bordo, em que cada grupo tem o seu e estimulamos o registro das percepções individuais. Eles ficam em uma caixa box verde, na sala de artes.

AVD (Atividades de Vida Diária): Momento de treinar o auto cuidado. Nossa sala foi equipada para simular o ambiente doméstico, em que serão realizadas discussões acerca da saúde, autonomia e independência. Além da realização de treinamentos afim de alcançar melhora no desempenho ocupacional.

Oficinas de musica, dança I, teatro, arteterapia: O objetivo geral é oferecer vivências artísticas que estimulem a criatividade, movimentação corporal, ritmo. Cada professor tem objetivos específicos que favorecem o desenvolvimento humano.

Lanche/almoço: Momento do corpo receber o alimento. É importante manter uma atmosfera calma.

Descanso: Hora de recarregar as energias para a segunda fase do dia. O participante pode dormir ou só descansar um pouco.

Conhecimento de Mundo: A intenção é trazer temas pedagógicos para enriquecer o conhecimento dos participantes sobre o mundo.

Em 2017 estudamos os reinos da natureza (mineral, vegetal e animal). Em 2018 estamos estudando Anatomia Humana.

A tentativa é diversificar ao máximo os recursos para que facilite a assimilação.

Fórum: Momento dos participantes se reunirem e decidirmos ações da nossa comunidade. Falamos sobre nosso cotidiano, sobre as atividades, sobre passeios e condutas. Ocorre 1x por mês.

Dia do voluntário: Convidamos pessoas para compartilhar seu saber com nossos participantes. Podem ser apresentaçôes artísticas, profisisonais da saúde, educação ou pessoas que queiram passar uma tarde conosco.

Atividade lúdica: para fechar a semana, um momento de interação e arte.

O que é a Antroposofia?

A Antroposofia, do grego “conhecimento do ser humano”, introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.

Onde ler mais sobre:

https://m.facebook.com/Biblioteca-Virtual-da-Antroposofia-552750214746047/

http://www.sab.org.br/antrop/

Oracao-da-manha-1-750x410

Verso da Manhã


Bom dia Sol, bom dia Luz, o seu amor é o que nos conduz.
Hoje é (dia da semana), dia ( ) de (mês) de 2018.
De (cor) coloro meu dia e a (planeta) dou as mãos.
Juntos, iniciamos nossa jornada em harmonia.
Paz, calma e vontade.
Forças que acompanham e formam nossa comunidade…

Ler mais...

Plantar, tecer, cozinhar
Utilizo minhas mãos para o belo criar.
Dançar, cantar, atuar, pintar
Utilizo meus membros para me expressar
Alimentação e higiene para meu corpo cuidar
Uma pausa para o descanso para minha alma acalmar
Que tenhamos desejo em aprender
Força para trabalhar
Amor e gratidão por este lindo dia
que é mais uma oportunidade
para me transformar!

Segunda – Lua e violeta
Terça – Marte e vermelho
Quarta – Mercúrio e amarelo
Quinta – Júpiter e laranja
Sexta – Vênus e verde
Sábado – Saturno e azul
Domingo – Sol e branco



refeicao

Verso do lanche da manhã e da tarde


Agradeço este alimento
Que fortalece meu ser
Para que eu possa
Cada vez mais
Me desenvolver!
crepusculo

Verso do fim do dia


“O importante não é a perfeição
com a qual conseguimos realizar
o que deve provir da vontade,
e sim, que o que tiver que surgir nesta vida,
por mais imperfeito que venha a parecer,
seja feito uma vez,
para que haja um começo.”
Rudolf Steiner