BH recebe Feira de acessibilidade e inclusão social

Surpreenda-se – uma feira, um mercado, várias instituições e um grande sucesso!
dezembro 6, 2018
BIC – Boletim Informativo do Crepúsculo – Fevereiro – 2019
fevereiro 4, 2019
Exibir tudo

Um local onde a acessibilidade e a busca por uma facilitação da inclusão das pessoas com deficiência, não somente na vida cotidiana da sociedade, mas também no lazer e diversão é o que os visitantes encontraram na Feira Mobility e Show. A Mobility & Show foi uma exposição de automóveis, veículos e adaptações, equipamentos e serviços para pessoas com deficiência e familiares, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e sequelas motoras.

Lançada no Brasil em 2015, em São Paulo/SP, e com organização e promoção nacionais, a mostra ocorre nos moldes da “Mobility Road Show”, feira que acontece há mais de 30 anos em Londres – Inglaterra. Em 2015, a primeira edição da feira, realizada em Interlagos, região sul da capital paulista, recebeu cerca de 3 mil visitantes e realizou quase mil test-drives. Em 2016, a segunda edição da mostra, agora no Campo de Marte, região norte da cidade, abriu suas portas para quase 6 mil visitantes e fez 1.943 test-drives. Sucesso Absoluto de público e negócios .

Pela primeira vez em Belo Horizonte a Mobility e Show aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro no Mina Shopping, um ponto de compras e entretenimento dos mineiros da capital. Assim como em outras edições a feira também foi um sucesso, com um público considerado excelente pela produção.

O sucesso da feira pode ser justificado porque se reuniram em único local as montadoras de automóveis com seus modelos de veículos para exposição e test-drive adaptado; despachantes e auto-escolas para instrução e esclarecimento de dúvidas sobre direitos e documentação; adaptadoras veiculares; atendimento médico para avaliação prévia; seguradoras, bancos – linhas de crédito e financiamento, produtos e equipamentos de tecnologia assistiva em geral, como: plataformas/elevadores e rampas, cadeiras de rodas manuais, motorizadas e triciclos, próteses e órteses, lupas eletrônicas, aparelhos auditivos, muletas, bengalas, máquinas de escrever em braile etc e tudo mais correspondente ao universo da pessoa com deficiência e/ou mobilidade reduzida, familiares, idosos e outros, que ofereça maior e melhor mobilidade e qualidade de vida.

Em Belo Horizonte a novidade ficou por conta da Mobility Show oferecer uma atração artística que envolve as pessoas com deficiência. O responsável por esta atividade artística foi o Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano, uma instituição que há 22 anos realiza atividades artísticas e terapêuticas, com objetivo de melhorar a qualidade de vida de jovens e adultos com deficiências, fundamentado na Arte, na Terapia Ocupacional e na Antroposofia.

No dia 25/11/2018, às 11:00 horas,  o Crepúsculo através da Cia Teatral Crepúsculo, apresentou ao público presente o espetáculo “Os Quatro Distintos”, que conta a história de quatro amigos, Bellinha, Tininha, Karina e Julinho, interpretados, respectivamente por Mariana Botelho, Sílvia Carvalho, Luciane Kattaoui e Amaranta Boaventura, que por meio do lúdico e do faz-de-conta desvendam o mundo dos sonhos e das aspirações e leva o público a uma reflexão profunda sobre desejos e possibilidades que pessoas com limitações aparentes e não aparentes vivenciam.

Assim como o restante da feira o teatro teve ótima recepção do público e dos expositores e parece que será uma parceria que seguirá com a feira pelos caminhos percorridos nas estradas da vida.

Por Elmo Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *