A Cia Teatral Crepúsculo teve uma experiência ímpar no dia 12 de novembro de 2015 ao visitar o Centro Cultural Vila Marçola e encenar a peça “Os 4 Distintos” para alunos de escolas públicas e UMEIS do entorno do Centro Cultural.
O intuito das apresentações para pequeninos alunos moradores de áreas de risco social é a formação de público e a sensibilização para a arte, um meio de tornar estas crianças cidadãos mais humanizados, com uma maior facilidade na convivência com a diversidade cultural, religiosa, étnica e social.
A Professora Monique Saliba da UMEI Padre Tarcísio disse sobre a importância da participação de seus alunos de cinco anos apenas em um evento como este: “É com grande carinho e alegria que viemos aqui, eu e meus alunos, por acreditar que é por meio da inclusão que teremos um mundo melhor, pois a formação desde pequeno leva a aceitação do outro, independente das diferenças, e creio que devemos acrescentar no currículo escolar atividades que possibilitem essa inclusão, que hoje em dia faz-se totalmente necessária, seja em relação a limitações aparentes, etnias, religião, etc… e somente assim promoveremos um mundo melhor, mais justo e igualitário e uma educação plena. Esta peça trouxe de uma maneira totalmente lúdica a importância de respeito mútuo entre os seres”.
O espetáculo “Os 4 Distintos” com os artistas Cláudio Márcio, Luciane Kattaoui, Mariana Botelho e Sílvia Carvalho, que representaram respectivamente, os garotos Julinho, Karina, Belinha e Tininha, conta a história de quatro amigos que por meio do lúdico e do faz-de-conta desvendam o mundo dos sonhos e das aspirações e leva o público a uma reflexão profunda sobre desejos, possibilidades que pessoas com limitações aparentes e não aparentes vivenciam.
A Auxiliar de inclusão, Lilian, da Escola Senador Levindo Coelho, disse que a peça passou uma mensagem muito importante para todos, que é a necessidade da inclusão de todas as pessoas com limitações aparentes, pois como todo mundo eles também têm os mesmos sonhos e vontades que as pessoas com limitações não aparentes. E Leoni Silvio Reis, morador da Serra, produtor Cultural do Centro Cultural Vila Marçola, ator, palhaço afirmou que a peça “Os 4 Distintos” tem de ser apresentada em todas as escolas de Minas Gerais, pois ela carrega uma mensagem, não somente para as crianças, mas para todas as pessoas de como deve ser a convivência entre os seres vivos, independendo de suas limitações aparentes ou não aparentes.
A Cia Teatral Crepúsculo leva através do lúdico as pessoas a refletir sobre esse assunto tão peculiar que é a inclusão social que pode desde cedo ajudar na construção de um mundo melhor, principalmente no que diz respeito à inclusão e aceitação das pessoas com limitações aparentes na sociedade. A gerente do Centro Cultural Vila Marçola corrobora com esta idéia: “Eu já havia assistido ao espetáculo “Os 4 Distintos” e por esse motivo me empenhei em trazê-lo para o Vila Marçola, pois acredito que as diferenças e a diversidade devem ser deixadas de lado em prol de uma melhor convivência, e a peça de teatro trata deste assunto de uma forma peculiar, o que com certeza chega mais fácil ao pensamento das crianças e adolescentes.”
Por Elmo Gomes