Mãe fotógrafa e filha com síndrome de Down criam série fotográfica

  • admin 

Emmer Gillespie é fotógrafa, irlandesa e mãe de Laoisha, de 11 anos. Aos seis, Laoisha, que tem Síndrome de Down, começou a interessar-se pela máquina fotográfica da mãe e a pedir para ser fotografada

O interesse de Laoisha, com apenas seis anos, pela máquina fotográica da mãe, Emmer, transformou actos quotidianos em retratos únicos de mãe e filha, fotografados primeiro por Emmer e agora também por Laoisha. Chama-se ‘Picture You, Picture Me’ e ambas encenam actividades que gostam de fazer juntas, como fazer bolas de sabão, penteados, lançar papagaios de papel ou saltar na cama.

“Isto é o nosso álbum de familia, um álbum onde eu posso ver o crescimento da Laoisha bem como observar como ela toma controlo da sua vida e da câmara. O projecto continuará a desenvolver-se lado a lado com o próprio desenvolvimento da linguagem visual de Laoisha, e continuará a existir até ela perder o interesse ou deixar de querer que eu participe nas fotografias”, escreveu Emmer no site ‘Lenscratch’.

A maior parte das ideias para as fotografias partem de Laoisha. A mãe limita-se a cumprir os desejos da filha, agora com 11 anos, seja a dar saltos na cama, ou com umas asas de borboleta nas costas. “Eu pergunto-lhe sempre se tem ideias e sugestões de como devemos fotografar e até agora temos feito sempre o que ela quer.”

‘Picture You, Picture Me’, que começou em 2008, já foi exposto em Londres, Nova Iorque e em Portugal como parte do festival Encontros da Imagem, em Braga. Clique aqui e confira as fotos.

Marcações: