Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Reconhecemos a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) que busca enfrentar os maiores desafios sociais, econômicos e ambientais do planeta, melhorar a vida das pessoas e transformar o mundo em um lugar melhor.

O Crepúsculo BH contribui, desde 1996, com o enfrentamento dos desafios sociais encarados pelas pessoas com deficiência e seus familiares. Entendemos também a nossa responsabilidade com a Agenda 2030 e destacamos como nossas ações contribuem com o alcance das metas:

Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas e dimensões

– Participamos em comissões, fóruns e outros grupos de influência política para reivindicar o acesso de pessoas com deficiências a serviços básicos.

Erradicação da Pobreza
Saúde Bem-estar

Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades

– Oferecemos serviços de saúde adequados às necessidades de pessoas com deficiências.

– Realizamos a capacitação de profissionais da saúde, arte e cultura para trabalhar com pessoas com deficiências.

Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas.

– Realizamos atividades que proporcionam às pessoas com deficiências o aprendizado e o desenvolvimento de competências e habilidades que lhes permitem aproveitar as oportunidades que se apresentam e participar plenamente da vida em sociedade.

– Realizamos atividades teóricas e práticas que promovem o desenvolvimento sustentável, mediante a educação sobre formas de vida sustentável, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e sem violência, cidadania global, valorização da diversidade cultural e contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

– Desenvolvemos programas de formação em empresas e escolas sobre a inclusão de pessoas com deficiências.

Educação de Qualidade
Trabalho Decente e crescimento econômico

Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

– Oferecemos serviços de saúde adequados às necessidades de pessoas com deficiências.

– Realizamos a capacitação de profissionais da saúde, arte e cultura para trabalhar com pessoas com deficiências.

Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

– Participamos em comissões, fóruns e outros grupos de influência política para reivindicar o acesso de pessoas com deficiências a tecnologias de informação e comunicação adaptadas às suas necessidades.

Indústria, Inovação e Infraestrutura
Redução das desigualdades

Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

– Oferecemos cursos e oficinas que contribuem para empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de pessoas com deficiências.

– Oferecemos formação em dança e teatro para pessoas com deficiências que desejam atuar profissionalmente nessas áreas, contribuindo para o aumento da participação profissional dessas pessoas nas áreas de arte e cultura.

– Participamos em comissões, fóruns e outros grupos de influência política para lutar contra leis, políticas e práticas discriminatórias que afetam as pessoas com deficiências.

Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

– Participamos em comissões, fóruns e outros grupos de influência política para lutar pelos direitos das pessoas com deficiências, incluindo a acessibilidade da cidade, dos ambientes públicos e do transporte público.

– Realizamos cursos, mentorias e consultorias para indivíduos e instituições públicas e privadas sobre a inclusão da pessoa com deficiências, contribuindo para a formação de uma comunidade mais inclusiva.

Cidades e comunidades sustentáveis
Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

– Realizamos cursos, mentorias e consultorias sobre a inclusão das pessoas com deficiências, contribuindo para que instituições públicas e privadas se tornem efetivamente inclusivas.

– Realizamos apresentações, cursos e oficinas sobre diversos aspectos da inclusão das pessoas com deficiências, direcionados a familiares, cuidadores, profissionais que atuam com pessoas com deficiências e público em geral, contribuindo para a redução da violência e dos maus tratos contra as pessoas com deficiências.

– Participamos em comissões, fóruns e outros grupos de influência política para lutar pelos direitos das pessoas com deficiências e reduzir as desigualdades e a exclusão que elas enfrentam.