“Crepúsculo é o instante em que o sol “ao nascer” ou “ao se pôr” encontra-se escondido, mas ainda próximo à linha do horizonte, gerando uma luminosidade e coloração especial ao céu.” Moara Chufalo

Bem no início de nossa história, realizamos um concurso interno entre participantes, famílias e profissionais e o nome Crepúsculo foi escolhido. Para nós, este nome carrega a dualidade presente na vida de todos os seres humanos: a luz do amanhecer e do anoitecer, vida e morte, claro e escuro. Todas essas polaridades e tantas outras possíveis fazem parte da condição humana. Acreditamos que um dos grandes aprendizados da vida é conseguir enxergar o “entre”, vivenciando todas as outras alternativas que existem, todas as luzes e cores de um belo Crepúsculo.

Nossa identidade organizacional

Visão de Mundo

Nós sonhamos com um mundo amoroso onde a diversidade humana é respeitada e valorizada e a inclusão é uma realidade.

Missão

Trabalhamos para promover, através de um olhar amoroso, o desenvolvimento integral do ser humano por meio de ações inclusivas para a pessoa com deficiências, sua família e a sociedade, respeitando a singularidade de todos.

Propósitos

VALORES
  • Cultivamos Intenção no agir, equilíbrio no sentir e clareza no pensar;
  • Auto-educação para o desenvolvimento e para a autonomia;
  • Liberdade cultural e de escolhas, fraternidade econômica e igualdade de direitos;
  • Empatia, solidariedade e vida em comunidade;
  • Responsabilidade e transparência.
Visão

Almejamos, até 2026, nos tornar um centro de referência em Minas Gerais no desenvolvimento e implementação de ações inclusivas para a pessoa com deficiência, sua família e a sociedade, promovendo a difusão da metodologia desenvolvida, tanto em formato presencial como online.

Nossa história

O Crepúsculo BH nasceu a partir da idealização de um grupo de pessoas que acredita que,  ao promover, por meio de um olhar amoroso, o desenvolvimento integral do ser humano com ações inclusivas para a pessoa com deficiências, sua família e a sociedade, teremos um mundo um mundo amoroso onde a diversidade humana é respeitada e valorizada e a inclusão é uma realidade.

Tudo começou em 1996, com uma oficina de dança para jovens com deficiência, dentro da Escola Brincar. Em 1999, o grupo de dança, já com o nome Crepúsculo, saiu da Escola Brincar e seguimos desenvolvendo com profissionalismo e conhecimento técnico, a metodologia para trabalhar a dança com pessoas com deficiência. Em 2002, fundamos a Associação Crepúsculo e, em 2006, lançamos a Cia Teatral Crepúsculo.

Sempre a partir de um olhar amoroso e atencioso para a pessoa com deficiência e suas famílias, incorporamos outros atendimentos e serviços.Em 2008, criamos o Projeto Diversidade e Protagonismo, com um trabalho híbrido de diálogo entre as áreas do conhecimento humano de arte, cultura, saúde e assistência social, dando origem ao Centro de Convivência, inaugurado em 2017, um importante espaço para a socialização e desenvolvimento da pessoa com deficiência em Belo Horizonte.

Nestes 25 anos de trabalho com pessoas com deficiência, nos tornamos referência nas áreas de arte, cultura, saúde e assistência social. Além dos serviços prestados aos participantes e familiares, realizamos consultorias e qualificação de profissionais de diversas áreas na metodologia que desenvolvemos e aplicamos com sucesso!

Somos um Ponto de Cultura de Minas Gerais que realiza ações prioritariamente voltadas para pessoas com deficiência, o que reforça nosso compromisso em desenvolver e articular atividades culturais em nossa comunidade, e contribuir para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.

Hoje atuamos a partir de 3 propósitos: Centro de Convivência, Crepúsculo Cia de Dança-Teatro e Centro de Formação.

Fotografia de um Espetáculo de dança