“Crepúsculo é o instante em que o sol “ao nascer” ou “ao se pôr” encontra-se escondido, mas ainda próximo à linha do horizonte, gerando uma luminosidade e coloração especial ao céu.” Moara Chufalo

Bem no início de nossa história, realizamos um concurso interno entre participantes, famílias e profissionais e o nome Crepúsculo foi escolhido. Para nós, este nome carrega a dualidade presente na vida de todos os seres humanos: a luz do amanhecer e do anoitecer, vida e morte, claro e escuro. Todas essas polaridades e tantas outras possíveis fazem parte da condição humana. Acreditamos que um dos grandes aprendizados da vida é conseguir enxergar o “entre”, vivenciando todas as outras alternativas que existem, todas as luzes e cores de um belo Crepúsculo.

Nossa identidade organizacional

Visão de Mundo

Nós sonhamos com um mundo amoroso onde a diversidade humana é respeitada e valorizada e a inclusão é uma realidade.

Fotografia focada em um cadeirante sorrindo, ele usa camisa vermelha.
Missão

Trabalhamos para promover, através de um olhar amoroso, o desenvolvimento integral do ser humano por meio de ações inclusivas para a pessoa com deficiências, sua família e a sociedade, respeitando a singularidade de todos.

Propósitos

VALORES

* Cultivamos Intenção no agir, equilíbrio no sentir e clareza no pensar;

* Auto-educação para o desenvolvimento e para a autonomia;

* Liberdade cultural e de escolhas, fraternidade econômica e igualdade de direitos;

* Empatia, solidariedade e vida em comunidade;

* Responsabilidade e transparência.

Em 1º plano, uma moça com microfone e ao fundo crianças de uniforme assistem a um espetáculo
Visão

Almejamos, até 2026, nos tornar um centro de referência em Minas Gerais no desenvolvimento e implementação de ações inclusivas para a pessoa com deficiência, sua família e a sociedade, promovendo a difusão da metodologia desenvolvida, tanto em formato presencial como online.

Nossa história

O Crepúsculo BH nasceu a partir da idealização de um grupo de pessoas que acredita que,  ao promover, por meio de um olhar amoroso, o desenvolvimento integral do ser humano com ações inclusivas para a pessoa com deficiências, sua família e a sociedade, teremos um mundo um mundo amoroso onde a diversidade humana é respeitada e valorizada e a inclusão é uma realidade.

Tudo começou em 1996, com uma oficina de dança para jovens com deficiência, dentro da Escola Brincar. Em 1999, o grupo de dança, já com o nome Crepúsculo, saiu da Escola Brincar e seguimos desenvolvendo com profissionalismo e conhecimento técnico, a metodologia para trabalhar a dança com pessoas com deficiência. Em 2002, fundamos a Associação Crepúsculo e, em 2006, lançamos a Cia Teatral Crepúsculo.

Sempre a partir de um olhar amoroso e atencioso para a pessoa com deficiência e suas famílias, incorporamos outros atendimentos e serviços.Em 2008, criamos o Projeto Diversidade e Protagonismo, com um trabalho híbrido de diálogo entre as áreas do conhecimento humano de arte, cultura, saúde e assistência social, dando origem ao Centro de Convivência, inaugurado em 2017, um importante espaço para a socialização e desenvolvimento da pessoa com deficiência em Belo Horizonte.

Fotografia focada em um homem de blusa branca e óculos. Ele usa uma cola para inserir botões em uma pequena bola de isopor com botões colados.

Nestes 25 anos de trabalho com pessoas com deficiência, nos tornamos referência nas áreas de arte, cultura, saúde e assistência social. Além dos serviços prestados aos participantes e familiares, realizamos consultorias e qualificação de profissionais de diversas áreas na metodologia que desenvolvemos e aplicamos com sucesso!

Somos um Ponto de Cultura de Minas Gerais que realiza ações prioritariamente voltadas para pessoas com deficiência, o que reforça nosso compromisso em desenvolver e articular atividades culturais em nossa comunidade, e contribuir para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.

Hoje atuamos a partir de 3 propósitos: Centro de Convivência, Crepúsculo Cia de Dança-Teatro e Centro de Formação.

Fotografia de um Espetáculo de dança