Relatório UMEI Jatobá IV – Considerações sobre o brincar

No dia 25 de abril de 2015 foi realizado um trabalho de formação com as professoras da UMEI Jatobá IV, com a presença de 39 profissionais. O encontro teve início com um delicioso lanche preparado com muito carinho pela professora Luciene.

 

Como primeira atividade, de aquecimento ao tema, realizou-se a dança das cadeiras cooperativa. Foi um momento divertido, em que as professoras tinham que se assentar mesmo com um pequeno número de cadeiras. Houve bastante risada e muita descontração!

 

Após o lanche as professoras foram divididas em 8 grupos de aproximadamente 5 pessoas e foi proposto que elas escrevessem sobre o conceito do brincar e logo depois aconteceu o compartilhamento com o grupo. Em uma conversa coletiva foi exposto que o brincar traz alegria, desenvolvimento, relações de convivência, e que ele tem suas regras explícitas e implícitas. Ocorreu um debate sobre as relações de gênero que aparecem no brincar, da importância de estar em constante contato com a família e de trocar ideias com a equipe. A Terapeuta Amaranta Boaventura destacou a importância das professoras intervirem nas relações que acontecem no brincar, de forma a potencializar a boa convivência, noção de limites e regras de maneira amorosa!

 

Posterior a um intervalo exibiu-se o vídeo “Cordas”, que gerou um momento muito emocionante, as professoras ficaram tocadas, o que possibilitou a discussão sobre a criatividade dos personagens no brincar e abriu-se às dificuldades encontradas com os alunos de inclusão. O trabalho finalizou-se com a apresentação de teorias relacionadas ao brincar: “Vi muitos olhinhos interessados e dispostos a aprenderem, isso me alegrou muito!”, disse Amaranta Boaventura, que ainda afirmou ter sido uma manhã prazerosa, com muitas trocas e aprendizados!

Gratidão à equipe da UMEI Jatobá IV!

 

 

 

Amaranta Boaventura Marcilio

Terapeuta Ocupacional

Coordenadora do Núcleo de Formação