Sexta Feira e “Macarrão Integral à Moda Crepúsculo”, uma receita de sucesso
abril 27, 2015
Crepúsculo, “Pela Primeira Vez” aos 19 anos
maio 19, 2015
Exibir tudo

No dia 25 de abril de 2015 foi realizado um trabalho de formação com as professoras da UMEI Jatobá IV, com a presença de 39 profissionais. O encontro teve início com um delicioso lanche preparado com muito carinho pela professora Luciene.

 

Como primeira atividade, de aquecimento ao tema, realizou-se a dança das cadeiras cooperativa. Foi um momento divertido, em que as professoras tinham que se assentar mesmo com um pequeno número de cadeiras. Houve bastante risada e muita descontração!

 

Após o lanche as professoras foram divididas em 8 grupos de aproximadamente 5 pessoas e foi proposto que elas escrevessem sobre o conceito do brincar e logo depois aconteceu o compartilhamento com o grupo. Em uma conversa coletiva foi exposto que o brincar traz alegria, desenvolvimento, relações de convivência, e que ele tem suas regras explícitas e implícitas. Ocorreu um debate sobre as relações de gênero que aparecem no brincar, da importância de estar em constante contato com a família e de trocar ideias com a equipe. A Terapeuta Amaranta Boaventura destacou a importância das professoras intervirem nas relações que acontecem no brincar, de forma a potencializar a boa convivência, noção de limites e regras de maneira amorosa!

 

Posterior a um intervalo exibiu-se o vídeo “Cordas”, que gerou um momento muito emocionante, as professoras ficaram tocadas, o que possibilitou a discussão sobre a criatividade dos personagens no brincar e abriu-se às dificuldades encontradas com os alunos de inclusão. O trabalho finalizou-se com a apresentação de teorias relacionadas ao brincar: “Vi muitos olhinhos interessados e dispostos a aprenderem, isso me alegrou muito!”, disse Amaranta Boaventura, que ainda afirmou ter sido uma manhã prazerosa, com muitas trocas e aprendizados!

Gratidão à equipe da UMEI Jatobá IV!

 

 

 

Amaranta Boaventura Marcilio

Terapeuta Ocupacional

Coordenadora do Núcleo de Formação

Os comentários estão encerrados.